Análise energética da produção de milho para silagem cultivado em...


03-03-16 Sustentabilidade

Tendo em vista a crescente demanda por alimentos e uma agricultura cada vez mais desenvolvida, é importante avaliar os impactos causados pelos agroecossistemas no que se refere à sustentabilidade ambiental. Nesse contexto, o balanço energético constitui uma importante ferramenta para essa avaliação, pois permite contabilizar os “inputs” e “outputs” referentes ao sistema produtivo na forma de energia e determinar a eficiência de cada um.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar os fluxos de energia do processo de produção do milho para silagem, cultivado em três espaçamentos, 0,90 m, 0,75 m e 0,60 m. A análise foi feita por meio do acompanhamento da cultura em um período de 204 dias (12/11/2013 a 6/6/2014), sendo cada componente envolvido (direta e indiretamente), quantificado e multiplicado por seus respectivos coeficientes energéticos.

Em todos os espaçamentos houve a predominância da energia direta sobre a energia indireta. As eficiências para os espaçamentos 0,90 m, 0,75 m e 0,60 m foram respectivamente 9,50%, 9,30% e 9,69%. A análise energética constitui-se em importante instrumental para avaliação da sustentabilidade dos sistemas de produção.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…