Existe uma grande preocupação mundial com o esgotamento e o alto custo de exploração das reservas de combustíveis fósseis e, portanto, mais do que nunca, é necessário o aprofundamento do estudo e aproveitamento de fontes alternativas que possam ser utilizadas com eficiência energética, preços adequados e com baixo impacto ambiental.
O Brasil se destaca na utilização das fontes alternativas de energia com o uso do etanol e, nos últimos anos vem incentivando a ampliação de sua matriz energética a partir das fontes alternativas, na qual o biodiesel passa a ter uma importância estratégica dentro da área de agronegócios.
O biodiesel é um combustível que pode substituir o diesel, que é um derivado do petróleo; é um éster produzido na reação de transesterificação de óleos vegetais, gorduras animais que, na presença de um álcool e um catalisador, são convertidos em ácidos graxos, resultando em ésteres com glicerol como subproduto.
O objetivo deste trabalho foi analisar energeticamente o processo de produção de biodiesel a partir do óleo dos resíduos descartados na produção de frango. Para a estimativa deste balanço de energia quantificou-se o poder calorífico de alguns dispêndios energéticos através do método da bomba calorimétrica.
A relação entre as entradas e saídas de energia ficou em torno de 0.97; significando, numa primeira avaliação, que os procedimentos adotados devem ser melhorados para que o processo torne-se energética e economicamente viável.
Baixar Artigo Completo