Avaliação de clones de Eucalyptus em diferentes locais visando à produção...


08-01-16 Florestal

Os objetivos desse trabalho foram avaliar a qualidade da madeira e do carvão vegetal de três clones de Eucalyptus plantados em diferentes locais e verificar a relação funcional existente entre a densidade básica e a profundidade de penetração do pino do Pilodyn.

Foram avaliados três clones de Eucalyptus e amostradas quatro árvores por clone em cada local. Determinou-se a profundidade de penetração de um pino de aço do Pilodyn a 1,30 m de altura do solo (DAP), a densidade básica média (DBm), a densidade básica no DAP, o poder calorífico superior e os teores de lignina, extrativos totais, cinzas, holocelulose e a análise química elementar (C, H, N e O).

A madeira foi carbonizada e o carvão produzido foi avaliado quantitativamente e qualitativamente. Na avaliação das características da madeira, utilizou-se um DIC em um esquema fatorial 3 x 2. Foi ajustado um modelo linear entre a DBm e a profundidade de penetração do pino do Pilodyn. Foi possível concluir que os clones apresentaram potencial para o uso energético.

O carvão vegetal produzido pode ser utilizado na siderurgia. O modelo linear ajustado entre a DBm e a penetração do pino do Pilodyn mostrou-se satisfatório.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…