Avaliação de risco em projetos florestais de Eucalyptus spp.


19-02-16 Florestal

Objetivo deste trabalho foi analisar a viabilidade econômica da implantação de florestas de Eucalyptus spp. na região de Botucatu – SP sob condições de risco, utilizando o método de simulação de Monte Carlo (MMC).

A coleta de dados foi realizada em novembro de 2014 e os custos de produção foram estimados para a espécie Eucalyptus spp., considerando um incremento médio anual de 50 m³/ha/ano e um ciclo de produção único com corte raso ao sexto ano de plantio. Utilizou-se o Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto para a análise da viabilidade econômica deste empreendimento e para a análise de risco utilizou-se o software @Risk e realizou a aplicação do Método de Monte Carlo, técnica válida para avaliação de risco.

As variáveis críticas para análise de risco foram: o valor pago pelos adubos, o valor pago pela muda, o preço do formicida, o valor recebido pela madeira e taxa de juros. Assim foi possível dizer que o cultivo de eucalipto em um ciclo de seis anos é economicamente viável de acordo com o VPL e a TIR para todos os níveis de risco no investimento.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…