Avaliação de um medidor portátil de umidade para biomassa


12-11-15 Biomassa

Na utilização da biomassa florestal para a geração de energia, temos o teor de umidade como uma das principais propriedades da madeira, que influencia o processo de geração de energia desde a colheita do material e estocagem até a queima. O poder calorífico, que é definido pela quantidade de energia térmica que se libera durante a combustão completa de uma unidade de massa também é influenciado diretamente pela umidade do material.

Visando a determinação da umidade de maneira confiável e rápida, ressalta-se a importância da utilização de sensores portáteis de umidade a fim de tornar este processo mais rápido e eficiente. O presente trabalho tem por objetivo avaliar o MUG-75 Medidor Portátil de Umidade, desenvolvido pela Marrari Automação Industrial comparando suas determinações de umidade com o método gravimétrico, considerando três diferentes granulometrias dos cavacos.

Na avaliação constatou-se que o MUG-75 apresenta valores confiáveis para a determinação da umidade para as três granulometrias em questão.

Confira o trabalho completo.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…