Avaliação do desempenho operacional da colheita e transbordo de cana-de-açúcar


10-02-16 Equipamentos

Diversos fatores afetam a indústria canavieira do Brasil, como a baixa taxa de utilização da capacidade industrial e redução dos rendimentos dos processos agrícolas mecanizados, principalmente na colheita da cana-de-açúcar.

O objetivo deste estudo foi utilizar metodologias de autores da área de mecanização agrícola para a estimativa de indicadores de desempenho operacional das operações de colheita mecanizada de cana-de-açúcar. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental realizada numa propriedade pertencente a uma usina sucroenergética situada na cidade de São Manuel-SP. A análise desta proposta metodológica foi realizada por meio de um estudo de caso, com a obtenção de informações sobre a área colhida, na safra 2010/2011.

De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, pode-se concluir que os métodos utilizados para estimar os indicadores de desempenho operacional auxiliam no planejamento das operações de colheita, tanto para o dimensionamento do número de máquinas e implementos necessários, como para a determinação de indicadores que contribuem para o controle das operações.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…