Avaliação quantitativa de impactos ambientais da colheita florestal...


10-12-15 Florestal

Este trabalho teve como objetivo avaliar quantitativamente os impactos ambientais inerentes ao processo de colheita florestal em plantios de eucalipto, utilizando-se o método da matriz de interação.

As matrizes foram elaboradas em função dos módulos de colheita estudados (Motosserra + Guincho Arrastador e Motosserra + Forwarder) e preenchidas de acordo com a magnitude dos impactos, utilizando-se notas em uma escala de zero a cinco, adotando o sinal mais (+) para os impactos positivos e o sinal menos (-) para os negativos.

De acordo com os resultados, o módulo que mostrou maiores problemas ambientais foi Motosserra + Guincho Arrastador. A atividade “corte semimecanizado” (derrubada) apresentou o maior saldo negativo médio de impacto no módulo Motosserra + Forwarder, sendo para Motosserra + Guincho Arrastador a atividade “guinchamento dos toretes” a mais impactante.

No que se refere à distribuição dos impactos, o meio biótico foi o mais expressivo, chegando a representar mais de 50% do saldo total de impactos nos dois módulos de colheita avaliados.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…