Avaliação técnico-econômica da colheita manual e mecanizada da cana-de-açúcar...


31-12-15 Equipamentos

A prática da queima antes da colheita da cana-de-açúcar vem sendo muito questionada, tanto pelo poder público quanto pela sociedade, preocupada com as questões ambientais. A colheita mecanizada da cana sem queima é apontada como um dos possíveis métodos para evitar a queima, e ainda não está sendo utilizada na região de Bandeirantes-PR.

Neste trabalho avaliou-se a viabilidade técnica-econômica da utilização de colhedoras automotrizes de cana-de-açúcar sem queima em toletes, comparando com o custo da colheita manual da cana queimada, de modo a fornecer subsídios que auxiliem no planejamento de investimentos agrícolas.

As determinações de campo foram realizadas em área pertencente à Usina de Açúcar e Álcool Bandeirantes. As variedades de cana-de-açúcar, Saccharum spp, utilizadas foram: RB 72-454, SP 81-3250 e RB 85-5113, plantadas em espaçamento de 1,40 m em nitossolos com declividade inferior a 12%.

Foram encontrados valores de 3,06 US$/t para o custo da colheita mecanizada da cana sem queima e de 4,14 US$/t para a colheita manual da cana queimada, observando-se uma redução de 32,74% em favor do custo da tonelada colhida mecanicamente. A capacidade operacional da máquina, estimada a 5,39 km/h e com eficiência de campo de 60%, foi calculada em 0,45276 ha/h.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…