Biodiesel de microalgas: Avanços e desafios


01-03-16 Biocombustível

O histórico da produção brasileira de biodiesel mostra que o setor está em crescente dependência de uma única matéria-prima, a soja, contrapondo-se ao objetivo do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) de sustentar sua cadeia na diversidade de materiais graxos disponíveis nas várias regiões do País.

Em meio ao predomínio dessas matérias-primas, o setor de bioenergia vive uma expectativa pela consolidação das microalgas como fonte viável de biomassa para a produção de biocombustíveis.

Com base nos principais produtores mundiais, estima-se que a produção atual de biomassa algal seja de 38 milhões de litros, concentrados principalmente na China, Japão, Taiwan, Estados Unidos e Índia. Considerando-se que o teor médio de óleo em microalgas é de 30%, existe um potencial de 11,4 milhões de litros para a produção de biodiesel.

A eficiência das microalgas no armazenamento de energia solar, através da produção de compostos orgânicos via processo fotossintético, seus elevados rendimentos em biomassa e em frações lipídicas obtidas em cultivo controlado, seu rápido crescimento, a utilização de terras e recursos de baixo custo de oportunidade, a não competição com alimentos, além do sequestro de CO2, todos estes fatores favoráveis despertaram uma onda de investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que buscam principalmente vencer as barreiras econômicas e ambientais desta nova oportunidade para o setor de energias renováveis.

O objetivo deste trabalho foi abordar os principais avanços e desafios da tecnologia de produção da biomassa de microalgas com vistas à produção de biodiesel.

Acesse o trabalho completo.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…