Biodiesel etílico de óleo de soja e girassol


22-11-15 Biocombustível

O objetivo do presente trabalho foi produzir biodiesel a partir de etanol e óleos de soja e girassol através da reação de transesterificação, bem como efetuar a caracterização físico-química segundo metodologias estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

A transesterificação de óleos ou gorduras com álcoois consiste na transformação da molécula dos triglicerídeos em ésteres de ácidos graxos, gerando glicerina como co-produto. A eficiência da reação foi verificada através de cromatografia em camada delgada (CCD), realizada para os dois ésteres obtidos.

Os produtos foram caracterizados quanto aos parâmetros ponto de fulgor; água e sedimentos; viscosidade cinemática; teor de enxofre; ponto de entupimento do filtro; aspecto visual; massa específica; resíduo de carbono; teor de glicerina; cinzas; composição em ácidos graxos e ésteres etílicos de ácidos graxos; e índice de iodo.

Os resultados demonstraram que a reação ocorreu por completo, pois o produto obtido é constituído apenas por ésteres etílicos, o que comprova a eficiência do processo utilizado. Pode-se observar que os parâmetros de qualidade do produto estão compatíveis com as especificações atuais do biodiesel, exceto para o teor de resíduo de carbono.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…