Biomassa residual rural proveniente de diferentes atividades agropecuárias...


14-11-15 Biogás

As atividades agropecuárias se intensificaram muito nos últimos anos como consequência do aumento da população mundial. A Bacia do Paraná 3 além de abranger a maior usina hidrelétrica em produção de energia, abrange também uma extensa área de produção agropecuária.

Os resíduos desta produção atualmente são utilizados como adubos orgânicos pelos proprietários rurais locais, e apesar deste material conter um alto teor energético, se depositado diretamente no solo, pode trazer vários problemas, como por exemplo, a eutrofização de rios e lagos por conta da decomposição da biomassa.

Considerando estes impactos ambientais, tem-se um grande desafio em garantir a qualidade de vida das populações locais. Com este intuito, demonstra-se neste trabalho um conjunto de definições e características da Bacia do Paraná 3 com o propósito de desenvolver conceitos e soluções relacionadas aos resíduos e ao biogás que atualmente está sendo dissipado na economia rural. Demonstrando a possibilidade de implantação do saneamento ambiental rural por meio do aproveitamento das características energéticas existentes na biomassa, por falta da compreensão que o biogás é um produto da economia rural produzido pela biomassa em um resíduo que pode ser utilizado como fonte de energia térmica, elétrica e veicular e ainda aplicado como biofertilizante.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…