Caracterização energética de pellets de madeira


14-02-16 Bioenergia

A atual matriz energética mundial baseia-se principalmente na utilização de combustíveis fósseis, mas por questões ambientais (efeito estufa e as elevadas emissões de CO2) e econômicas (preço do barril), o petróleo vem sendo substituído por outras formas de energia como os pellets de madeira que possuem grande potencial para suprir as necessidades atuais de energia com menor impacto ambiental.

Desta forma, este estudo objetiva analisar e comparar as principais características térmicas (poder calorífico superior e inferior, densidade energética) dos pellets de madeira. Foram analisadas cinco procedências de pellets (uma de eucalipto, três de pinus e uma de pé de laranjeira). Os pellets foram produzidos no Brasil e obtidos diretamente com os produtores em suas embalagens comerciais de venda e efetuadas análises seguindo normas padrões da ABNT.

Essas análises mostraram que os pellets têm densidade energética de até 4,32 vezes maior que a serragem e 3,41 vezes maior que o cavaco. Essa maior quantidade de energia por unidade de volume demonstra uma das vantagens dos pellets quando comparado a outras biomassas não compactadas.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…