Cartilha produção sustentável de carvão vegetal


30-11-15 Bioenergia

A produção brasileira de carvão vegetal corresponde a cerca de 30% da produção mundial, e somente no Brasil, este insumo é utilizado industrialmente, no caso, na redução do minério de ferro e produção de aço, ferro-liga e ferro-gusa.

A utilização da madeira de eucalipto reduziu a pressão sobre os remanescentes ?orestais, no entanto, a produção de carvão, em grande parte, é realizada em fornos rudimentares sem as preocupações básicas com o meio ambiente e com a saúde do trabalhador.

O desenvolvimento de tecnologias que permitam a recuperação dos gases gerados durante a carbonização da madeira possibilita a redução de impactos ambientais negativos e representa uma alternativa econômica. Estas tecnologias devem ser eficientes e de baixo custo, para que sejam implantadas pelos produtores de carvão vegetal.

Atualmente, as fornalhas para a combustão dos gases da carbonização mostram-se como a melhor alternativa para acoplamento aos fornos para promover uma melhoria do ambiente de trabalho, devido à eliminação dos compostos poluentes presentes na fumaça.

O objetivo principal do Manual da Produção Sustentável de Carvão Vegetal é apresentar um sistema de quatro fornos circulares acoplados a uma fornalha, que possibilite máxima produção de carvão vegetal, com elevada qualidade e com baixa emissão de gases poluentes, além de apresentar as boas práticas da produção de carvão vegetal.

Confira o trabalho completo.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…