Considerações sobre a geração de energia elétrica à partir de biomassa...


15-11-15 Biomassa

Este artigo faz uma análise da utilização do bagaço da cana de açúcar como fonte alternativa para a produção de energia, inclusive elétrica. Da cana-de-açúcar pode-se aproveitar praticamente tudo, pois os subprodutos e resíduos podem ser utilizados na alimentação humana e animal, na fertilização de solos e na cogeração de energia.

Dentre os subprodutos e resíduos, destaca neste artigo o bagaço, tido anteriormente como sobra do processo e problema ambiental, e que é utilizado atualmente para abastecer as caldeiras, que geram vapor e acionam turbinas acopladas à geradores de energia elétrica. Esta energia elétrica abastece a usina e o excedente é comercializado com a concessionária de energia local. Constata-se que há uma certa estagnação à partir de 2008 na produção de energia à partir da biomassa de cana, porém a participação da biomassa na matriz energética vem crescendo de forma constante.

Conclui-se que a dificuldade na implantação de novos empreendimentos baseados em hidroeletricidade e o fato de se optar cada vez mais pelo uso de fontes renováveis, em detrimento do uso de combustíveis fósseis, é um potencial acelerador para o incremento e desenvolvimento da geração de energia elétrica à partir da biomassa, principalmente da cana-de-açúcar no Brasil. 

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…