Crescimento e produtividade da cana planta cultivada em diferentes sistemas...


22-02-16 Biomassa

Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes sistemas de preparo do solo e de colheita sobre o crescimento e produtividade da cana planta.

O experimento foi conduzido em Linhares, Estado do Espírito Santo. Trata-se de um dos ensaios mais antigos no país que investiga os efeitos da Cana crua e queimada. Instalados num Argissolo Amarelo textura arenosa/média, os tratamentos consistiram de parcelas (preparo convencional e cultivo mínimo) e subparcelas (Cana crua e Cana queimada). Foi avaliado o crescimento da cultura, o aporte de matéria orgânica e a quantificação do rendimento da cana-de-açúcar.

O diâmetro foi maior para o cultivo mínimo, e o perfilhamento foi maior para o preparo convencional. A altura e o perfilhamento foram superiores no corte sem queima. Para produtividade de colmos, os tratamentos não apresentaram diferenças significativas. As folhas foram maiores em cultivo mínimo e pontas em Cana crua. O cultivo mínimo propicia, inicialmente, aumento do diâmetro e maior produtividade de folhas na colheita. O perfilhamento é favorecido pelo preparo convencional.

A Cana crua não apresentou influência negativa da palhada na rebrota. Após 16 anos de cultivo da cana-de-açúcar com e sem queima do palhiço, observou-se maior produtividade de ponteiros, incrementando o rendimento dos colmos em Cana crua.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…