Estimação do volume aparente de colmos de Bambusa oldhamii e Bambusa...


06-01-16 Biomassa

O Brasil possui grande potencial de cultivo de espécies autóctones e introduzidas de bambu. Contudo, são poucos os trabalhos científicos que versam sobre aspectos biométricos dessas plantas, o que pode representar uma limitação para seu manejo e utilização.

Assim, objetivou-se com esse artigo apresentar opções para estimativa do volume total aparente de duas espécies do gênero Bambusa: B. oldhamii e B. vulgaris, plantadas em experimento estabelecido em dezembro de 2008 em Pinhais-PR. Vinte e quatro colmos foram cubados aos 50 meses pelo método de Smalian. Os diâmetros à altura do peito -DAP variaram de 1,8 a 4,5 cm e as alturas de 3 a 7 m.

As opções testadas para estimar o volume aparente dos colmos foram: 1) Modelo convencional de volume de Schumacher-Hall; 2) Modelo de afilamento polinomial de 5o grau; 3) Modelo de afilamento polinomial de potência fracionária; e 4) Fator de forma. As opções foram examinadas estatisticamente em relação aos valores observados da variável de interesse para cada espécie e para o conjunto de ambas. Verificou-se que as quatro opções proporcionam estimativas precisas.

Não houve diferença estatística entre as quatro abordagens em relação à testemunha (valores observados) pelo teste t pareado. Os resíduos (valores observados x estimados) se mostram homocedásticos, com amplitude máxima de -30 a 30%. Concluiu-se que os quatro métodos avaliados podem ser utilizados para estimar a variável de interesse nas condições do material experimental. O modelo de Schumacher-Hall representa o melhor compromisso entre simplicidade e acurácia.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…