Estimativa do potencial energético na indústria do óleo de babaçu...


27-11-15 Biocombustível

O presente trabalho tem como objetivo calcular o potencial máximo de aproveitamento energético da cultura de Babaçu no território brasileiro, representado pela disponibilidade termodinâmica, ou seja, a somatória de toda a energia disponível na biomassa uniformemente distribuída ao longo do tempo de aproveitamento considerado.

A cultura apresenta um grande potencial inexplorado, pois somente é utilizado 7% (em peso) do fruto, para a extração do óleo, o que já garante parcialmente sua viabilidade econômica, sendo rejeitado o endocarpo fibroso que representa 59 % do fruto, material de boa qualidade energética (18000 kJ/kg).

Com base nos valores da safra de 1996 foi calculado uma disponibilidade de 1,07 milhões de toneladas ano de endocarpo, o que representa um potencial termodinâmico de 20 milhões de GJ ano. Distribuídos uniformemente ao longo do ano, nos dá um potencial de 615 MW, se considerado somente o período da safra 1070 MW. Com relação à distribuição geográfica, este potencial se concentra nas principais unidades produtoras, os estados de Maranhão, Piauí e Tocantins, mormente a região nordeste do País.

Os estudos concluem que é necessário e válido proceder uma análise de viabilidade deste potencial, em função de ser este um catalisador de desenvolvimento econômico e social para a região, bem com uma fonte energética capaz que suprir a demanda local.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…