Impacto da umidade do palhiço de cana-de-açúcar enfardado no custo...


18-12-15 Biomassa

O palhiço de cana-de-açúcar é um tipo de biomassa agrícola que tem despertado interesse de empresários e pesquisadores, vem sendo recolhido nos canaviais para incrementar a receita do produtor por meio da queima em caldeiras ou na produção de etanol celulósico.

Considerando qualidade deste material para fins energéticos, existem poucas pesquisas consolidadas sobre a umidade neste material. A hipótese que vem sendo trabalhada é que quanto maior o teor de água, menor será o poder calorífico da biomassa, e para transportá-la, maior será o custo.

O trabalho foi desenvolvido em área de usina sucroalcooleira que enfarda o palhiço, e mede a umidade em diversos pontos de um fardo após a incidência de chuva.

A partir dos resultados foi possível determinar os valores de retenção de água do fardo e estimar o aumento do custo de transporte em função das umidades observadas. O aumento da umidade nos fardos reduz a capacidade de transporte de massa seca pelo caminhão e aumenta o custo por tonelada transportada.

Este trabalho foi premiado no 10° Congresso Internacional de Bioenergia. Confira o conteúdo completo clicando no ícone abaixo. 

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…