O sistema de produção de bioenergia através da biomassa florestal é uma alternativa para a utilização do eucalipto. Novas tecnologias estão sendo desenvolvidas a fim de concretizar este novo recurso à produção de energia, tais como, novas formas de colheita florestal, processamento da madeira, plantios adensados, entre outros, sempre buscando aliar à produtividade sustentável.
Sendo assim, sistemas que necessitem de menos recursos e, juntamente com menos intervenções nas florestas, como é o caso da condução de rebrotas, utilizados por empresas do setor florestal. Este trabalho objetivou-se medir o crescimento de uma floresta pós colheita utilizando uma colhedora de biomassa florestal, onde as cepas permanecem no campo e, assim, permitindo a condução das rebrotas.
Foi realizado o censo florestal e, a partir do ajuste de equação em indivíduos que foram cubados, estimado o Incremento Médio Anual (IMA) da floresta. Por fim, foi feita uma comparação com uma floresta localizada no mesmo talhão, porém que não houve colheita, concluindo que houve aumento da produtividade da floresta que foi conduzida o sistema de rebrotas.
Baixar Artigo Completo