O mercado brasileiro de biomassa para geração de eletricidade


24-05-16 Biomassa

A energia é um dos fatores vitais para o desenvolvimento econômico e para promoção da estabilidade das nações.

Em busca da sustentabilidade, as energias renováveis são alternativas aos combustíveis fósseis, onde se destaca a bioenergia. Este trabalho estudou a produção de energia elétrica brasileira a base de biomassa.

A mensuração da produção foi realizada por meio da Razão de Concentração (CR), Índice de Herfindahl- Hirschman (HHI) e o Índice de Gini (G).

Foi possível diagnosticar as concentrações industriais, regionais e por fonte de matéria prima para biogeração de eletricidade.

Verificou-se que a concentração da produção de eletricidade por meio da biomassa é muito alta, por fonte de matéria-prima, destaca-se o uso do bagaço de cana. As empresas produtoras de bioenergia não apresentam concentrações elevadas, caracterizando um mercado bastante equilibrado.

A concentração das empresas para geração de eletricidade por meio da biomassa é bem diversificada. As demais fontes da biomassa para são de concentração moderadamente alto a muito alto; Na região Sudeste concentra o maior número de usinas bioenergéticas, destacando São Paulo; seguido das regiões Sul e Nordeste.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Lignum 2017 – The Power of Wood
    Lignum 2017 – The Power of Wood
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Sistema Ellepot – O sistema radicular do eucalipto
    Sistema Ellepot – O sistema radicular do eucalipto