Principais culturas para obtenção de óleos vegetais combustíveis no...


14-01-16 Biocombustível

Neste trabalho procurou-se identificar como o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel, pode se desdobrar nas diferentes regiões geográficas, a partir das características específicas de cada cultivo e do panorama atual de produção dos mesmos.

Combinando-se as produções de dendê, amendoim, milho, soja, côco-da-baía, algodão, mamona, girassol e canola de cada região geográfica com os rendimentos médios em óleo para o ano de referência de 2004, calculou-se que o potencial de geração de óleo para as regiões Sul (32,9%) e Centro-oeste (40,8%), regiões de alta renda per capita, são bem maiores que as regiões Norte (3,4%) e Nordeste (10,1%), em função principalmente das elevadas produções de soja e milho.

Considerando a participação de todas estas oleaginosas, estimou-se que seria necessário aumentar cerca de 5% da produção das mesmas para posterior transformação em combustível vegetal para suprir a demanda. Esta modesta estimativa de crescimento exige prudência por parte dos agricultores e transformadores, que devem dimensionar seus investimentos corretamente, para que suas produções possam ser absorvidas.

O rendimento em óleo e o uso de terra por tonelada de óleo produzida são indicadores de grande importância a serem considerados no programa governamental para avaliação de viabilidade econômica, social e ambiental.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…