Produção de etanol a partir de polpa de mandioca


17-11-15 Biocombustível

O presente trabalho teve como objetivo contribuir para a inovação do processo de obtenção de etanol a partir da mosturação de raízes da mandioca, onde a etapa de fermentação e caracterização dos produtos utilizou um sistema de produção em escala laboratorial que simulou as operações numa planta industrial.

A polpa de mandioca, formada por mandioca in natura desintegrada e água, na concentração de 33,5%, foi submetida à hidrólise enzimática pela enzima α-amilase em um reator na temperatura de 90ºC por 2 horas e amiloglucosidase a 60ºC por 16 horas e posteriormente filtrada em filtro a vácuo. Em seguida, foi utilizada como substrato de processo fermentativo, em diferentes tempos de fermentação e concentrações de levedura. O fermentado foi analisado quanto ao nível de contaminação, ao teor de etanol e açúcares residuais.

A análise das variáveis do processo indicou maior produção de etanol no tempo de fermentação de 12 horas e com uma concentração de levedura de 8% m/m sendo que a interação, tempo de fermentação e concentração de levedura influenciou na produção de etanol. Através das melhores condições de trabalho, um ensaio comprobatório em maior escala foi realizado simulando uma escala industrial.

Um novo hidrolisado foi produzido com um teor de 281,16 g.L-1 de glicose e um rendimento na conversão a açúcares redutores de 90,44 %, sendo este utilizado como substrato para o processo fermentativo. Este hidrolisado, filtrado e separado dos resíduos lignocelulósicos, foi inoculado com leveduras na concentração de 8% m/m e os resultados indicaram uma concentração no fermentado de etanol de 69,65g.L-1, o que mostrou uma eficiência no processo fermentativo de 78,6%.

Considerando os resultados obtidos, concluí-se que, a polpa integral de mandioca apresentou-se como promissora matéria-prima para produção de etanol.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…