Qualidade da madeira e do carvão vegetal de bracatinga (Mimosa scabrella...


04-02-16 Bioenergia

A produção de carvão vegetal para uso doméstico pela agricultura familiar de Santa Catarina, principalmente na região de Biguaçu, litoral Catarinense, se dá em um sistema de manejo agroflorestal da vegetação nativa da região. A madeira é extraída para dar lugar à produção agrícola por um período de 3 a 8 anos, com regeneração posterior da floresta até o início de um novo ciclo.

Dessa forma, o estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da madeira e do carvão vegetal de Bracatinga (Mimosa scabrella Benth.) introduzida na região para enriquecimento da vegetação nativa deste sistema agroflorestal. A madeira apresentou teor de umidade médio de 33% (adequado) e massa específica básica de 0,578 g cm-3 (média).

O poder calorífico superior foi de 4400 kcal kg-1 para a madeira e de 6988 kcal kg-1 para o carvão vegetal. As propriedades físicas e energéticas do carvão vegetal foram similares as da literatura. O rendimento da carbonização foi alto, com 33% em massa. As propriedades físicas e energéticas da madeira e do carvão vegetal produzido a partir de Bracatinga (Mimosa scabrella) introduzida em ecossistema não nativo são minimamente diferentes daquelas encontradas para a espécie em locais de ocorrência nativa.

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…