Reaproveitamento e caracterização do lodo de esgoto para produção...


16-11-15 Energias renováveis

O lodo de esgoto é considerado um problema ambiental e civil. Com o aumento da densidade populacional das cidades, a vida útil dos aterros é reduzida. De forma simultânea, o aumento de poluentes na atmosfera provenientes de gases liberados nas ETEs e no processo de incineração, assim como a poluição edáfica e hídrica, acarreta intensas alterações na qualidade de vida ambiental e antrópica.

Uma alternativa para sua disposição adequada é a utilização na agricultura e em áreas florestais como fertilizante orgânico, o que já é uma prática comum na Europa. As características físico-químicas do lodo de esgoto revelam uma matéria-prima interessante para produção de combustíveis líquidos (bio-óleo) e adsorventes (carvão ativado), com diversas aplicações e finalidades.

Neste artigo são descritas algumas metodologias para caracterização do lodo, como teor de cinzas, de voláteis e de umidade. Densidade, granulométrica e poder calorífico também são fatores fundamentais para que a matéria-prima (biomassa) possa ser utilizada para geração de energia renovável. O lodo de esgoto, como a maioria dos resíduos orgânicos, contém uma grande quantidade de material volátil, portanto é um recurso valioso, que pode ser convertido em produtos úteis (bioprodutos) se submetido a um tratamento adequado como a pirólise (conversão termoquímica).

Baixar Artigo Completo

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…