A curva da demanda mudou!


22-02-18

O gráfico, construido a partir dos dados disponíbilizados pelo ONS,. mostra o dia 19 de fevereiro, um dia típico da demanda do sistema integrado nacional de energia elétrica. As colunas em vermelho refletem as maiores demandas do dia, que sistematicamente tem ocorrido no meio da tarde. As colunas em verde sinalizam o horário convencionado pela regulação como sendo de ponta.para a maioria das concessionárias do país. A conclusão a que se chega é que a convenção de horário de ponta e os registros físicos estão incompatíveis. O que se espera dos reguladores, ministério de minas e energia, câmara de comercialização, empresa de pesquisas energéticas é que estabeleçam a paridade entre os horários convencionados de ponta e fora de ponta com o que de fato acontece. Enquanto isto não ocorrer, todo os consumidores pagarão por um critério errado, com prejuízos a todos. Pior: este não é um fato novo. Há meses é assim! O que nossos dirigentes do setor elétrico estão esperando?  


  • Rafael Herzberg

    RAFAEL HERZBERG

    Sócio da INTERACT Ltda. Consultoria em Energia. Premiado no Brasil e nos Estados Unidos por resultados alcançados na  contratação e uso eficiente de energia para médias…

CONFIRA TAMBÉM...


  • A curva da demanda mudou!

    O gráfico, construido a partir dos dados disponíbilizados pelo ONS,. mostra o dia 19 de fevereiro, um dia típico da demanda do sistema integrado nacional de energia elétrica. As colunas em vermelho…

  • Biomassa x Gás Natural

    A escala relativa dos custos de gás natural e de biomassas depende principalmente da disponibilidade destas fontes e dos seus custos para o cliente. A partir destas informações os…