Biomassa Cadastra Volume Recorde de Projetos em Leilão A-5


15-12-15

A EPE – Empresa de Pesquisa Energética cadastrou 64 projetos para o leilão de energia elétrica A-5 de 2016, totalizando uma potência recorde de 3.040 GW¹. O leilão, agendado para 5 de fevereiro de 2016, pode ser um grande marco para a retomada da expansão do setor de bioeletricidade.

Vale destacar a liderança dos Estados do Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais, o que pode ser um indicativo de uma participação importante de projetos a partir de florestas energéticas. Além disso, chama a atenção a importância de Estados como Piauí, Amapá, Bahia e Tocantins, Estados onde a cana-de-açúcar é pouco presente. Outro destaque é a inscrição de um projeto de termelétrica a biogás de 21 MW que, se vencedor, pode vir a se tornar uma das maiores termelétricas a biogás do Brasil. Mais um indicador favorável ao setor é o tamanho médio dos projetos cada vez mais representativo, de 48 MW cada.

Com exceção do último leilão A-3, ocorrido em agosto de 2015, a EPE vinha praticando preços-teto competitivos para biomassa nos leilões de energia térmica dos últimos 2 anos. Certamente o aumento recente do preço-teto da energia elétrica foi o principal fator a fomentar os empreendedores a não só desengavetar antigos projetos com bagaço de cana, mas como desenvolver projetos greenfield com diferentes fontes de biomassa.

Cabe agora à EPE calibrar adequadamente o preço-teto do leilão de forma a não o esvaziar. Deixar que o próprio mecanismo de funcionamento do leilão regule a competição e defina quais projetos são os mais competitivos.

¹BRASIL. EPE (Empresa de Pesquisa Energética). Mais de mil projetos são cadastrados para Leilão A-5 2016. Rio de Janeiro: EPE, 2015.

Disponível em: 

http://www.epe.gov.br/leiloes/Paginas/Leil%C3%A3o%20de%20Energia%20A-5%202016/Maisdemilprojetoss%C3%A3ocadastradosparaLeil%C3%A3oA-52016.aspx

Eduardo Tobias N. F. Ruiz.
Diretor da CELA - Clean Energy Latin America, autor do livro "Análise de Investimento em Projetos Greenfield de Bioenergia" Professor da FGV e da FIA e Mestre em Agroenergia pela FGV, ESALQ e EMBRAPA.


  • Eduardo Tobias Ruiz

    EDUARDO TOBIAS RUIZ

    Diretor da CELA - Clean Energy Latin America. Mestre em Agroenergia pela FGV, ESALQ e EMBRAPA e autor do livro "Análise de Investimento em Projetos Greenfield de Bioenergia".

CONFIRA TAMBÉM...