Energia: Porque soluções via biomassa são estratégicas?


07-12-15

A profusão de pedaladas aplicadas pelo Poder Executivo criaram um passivo no setor elétrico, estimado em torno de R$ 140 Bilhões.

Se o pagamento deste passivo fosse negociado em 10 anos, considerando uma taxa de remuneração de capital de 1.5% ao mês, e referindo-se ao consumo nacional, chega-se a um custo de R$ 60/MWh a ser cobrado “extra” de cada consumidor de energia. Algo como 20% de aumento em relação à conta atual.

As soluções de geração de energia a partir de biomassa estão ganhando importância estratégica. Incluir a biomassa no portfólio de fontes dos clientes consumidores de energia é uma forma de reduzir a exposição a riscos. Um exemplo muito interessante é a cogeração. O Brasil é abençoado por biomassas competitivas em muitas regiões do país, conta com uma ótima indústria local para fornecer caldeiras e turbinas a vapor além de experientes epecistas para montar o empreendimento.

Neste sentido a biomassa viabiliza produção de energias (vapor e eletricidade especialmente) com custos competitivos e sobretudo independentes da confusão oficial que atingiu em cheio o setor elétrico brasileiro e o de gás também.

Estudos mais recentes que fiz para clientes (indústria de processo) mostram que a biomassa tem um excelente potencial para se consolidar como uma alternativa competitiva e estratégica. Os desafios principais são ter fornecimento assegurado em longo prazo das biomassas, estruturar o negócio da energia dentro de um modelo interessante e conveniente para o cliente e certamente, envolvendo a concessionária local de energia elétrica para explorar uma lista de possibilidades adicionais.

Seja muito bem-vindo a este novo mundo de oportunidades!


  • Rafael Herzberg

    RAFAEL HERZBERG

    Sócio da INTERACT Ltda. Consultoria em Energia. Premiado no Brasil e nos Estados Unidos por resultados alcançados na  contratação e uso eficiente de energia para médias…

CONFIRA TAMBÉM...


  • A curva da demanda mudou!

    O gráfico, construido a partir dos dados disponíbilizados pelo ONS,. mostra o dia 19 de fevereiro, um dia típico da demanda do sistema integrado nacional de energia elétrica. As colunas em vermelho…

  • Biomassa x Gás Natural

    A escala relativa dos custos de gás natural e de biomassas depende principalmente da disponibilidade destas fontes e dos seus custos para o cliente. A partir destas informações os…