A BIOELETRICIDADE NO SETOR ELÉTRICO NACIONAL

A BIOELETRICIDADE NO SETOR ELÉTRICO NACIONAL


30-04-18 Bioenergia

Os números divulgados pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) representam apenas 15% do potencial da geração da bioeletricidade para a rede. A produção de bioeletricidade para a rede elétrica atingiu quase 26 mil GWh em 2017, um crescimento de 7% em relação ano anterior.

Zilmar Souza, gerente de bioeletricidade da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), relata que “Atualmente, por volta de 5% do consumo de energia no Brasil provém da biomassa, mas acreditamos que esse número pode crescer. Basicamente se aproveita 20% desse potencial, o que poderíamos explorar e aumentar num curto período de tempo. No passado tivemos um aumento expressivo da biomassa, deu uma estabilizada com a crise, mas achamos que crescerá novamente”.

Fábio Zanfelici, presidente da Votorantim Energia, disse que ” O setor de biomassa é extraordinário. Se olharmos qualquer projeção que existe atualmente no mundo em relação à matriz renovável, o Brasil ganha disparado de qualquer outra matriz”.

Leonardo Vinícius Gomes, gerente geral de comercialização da Votorantim Energia, destaca que “Cada vez mais estamos buscando uma energia de fonte renovável e a bioeletricidade, além de trazer emprego para a região e para o Brasil, tem muita capacidade de crescer. Ainda temos muito a gerar em energia para o Brasil no futuro”.

As vantagens de o Brasil usar a bioenergia como fonte elétrica foi destacada pelo pesquisador Bernardo Bezerra. “A bioenergia tem dois principais atrativos, o primeiro é ela ser uma fonte contra sazonal, gerando energia justamente no período de seca e, além disso, é uma geração considerada de base. Ela firma o sistema no período em que precisa, diferente de outras alternativas termelétricas.Outro aspecto da biomassa é que não há a intermitência que as outras fontes como a eólica e a solar possuem,mantendo a produção ao longo de todas as horas do dia, sem a incerteza de qual será a produção na próxima hora”, explicou o pesquisador.

COPERCANA

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…