Em fins de 2014 surgia no município de Cristalina-GO, a primeira cooperativa florestal registrada em Goiás, a Cooperativa Florestal Brasil Central (ARBO).
A cooperativa nasceu da dificuldade dos produtores se inserirem no mercado devido a grande oferta do produto de madeira no mercado. Legalmente constituída a ARBO passou um ano até que entrasse efetivamente no mercado, afiliada à OCB/GO-Organização das Cooperativas do Brasil.
Hoje a ARBO possui 9000 ha de florestas com seus cooperados, comercializando lenha para mais de 14 empresas de diferentes segmentos, cavaco convencional e microchip, toras longas e curtas para tratamento. E conta em seu quadro Engenheiros Florestais, Técnicos e Agrônomos.
Além disso, a ARBO está com grandes projetos elaborados em parceria com investidores externos e consultores especializados. A cooperativa pretende alavancar no curto prazo uma termoelétrica à biomassa de eucalipto com capacidade de 40 Megawatts e uma serraria moderna e automatizada, com produção anexa de pallets PBR.
Quer saber mais?
Em sua primeira edição a Revista BiomassaWorld publicou uma matéria exclusiva sobre a ARBO.
Clique em: Revista BiomassaWorld e saiba mais sobre o passado e o futuro da ARBO.
Revista BiomassaWorld