Biomassa Florestal gera resultados positivos para a Duratex

Biomassa Florestal gera resultados positivos para a Duratex


08-03-18 Biomassa

A unidade da Duratex em Botucatu utiliza biomassa florestal (pó, casca e outros derivados florestais) na geração de energia térmica para a produção industrial. Com resultados extremamente positivos, a energia proveniente da biomassa já representa aproximadamente 90% do total utilizado na
unidade.

Por se tratar de uma fonte limpa de energia, o uso do insumo é importante por uma série de fatores. O primeiro é o fato de diminuir a geração de gases causadores do efeito estufa em comparação ao uso do gás natural e do óleo BPF (derivado do petróleo), por exemplo. O segundo ponto diz respeito à logística, uma vez que a área florestal da Duratex fornece a madeira. As cinzas geradas pelo processo de produção de energia também são destinadas à compostagem para uso nas áreas florestais da própria empresa.

“O desafio da Duratex não é apenas pensar sobre o que fazer com os resíduos gerados pelas produções de suas fábricas, mas também repensar o processo e a escolha dos materiais que serão utilizados. No caso da unidade de Botucatu, o foco do reúso está nos subprodutos da madeira, que é utilizada no processo de geração de energia térmica em caldeiras”, diz José Ricardo Paraíso Ferraz, diretor de Operações da Duratex.

Acontece Botucatu

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…