Biomassa florestal residual é insuficiente para gerar energia demandada em Portugal

Biomassa florestal residual é insuficiente para gerar energia demandada em Portugal


04-06-18 Energia Renovável

Associação Sistema Terrestre Sustentável ZERO alertou hoje que a biomassa florestal residual disponível não é suficiente para cumprir os planos do Governo de Portugal para novas centrais de produção de energia elétrica.

Nesse sentido, a Zero alerta para a necessidade de uma verdadeira avaliação do potencial de biomassa residual florestal, para perceber o potencial existente não explorado e redimensionar o mercado energético em conformidade.

A ZERO recomenda ainda ao Governo português que incentive o regime de cogeração nas centrais dedicadas de biomassa florestal residual, de forma a aproveitar os recursos florestais com eficiências energéticas que podem chegar aos 80%.

Recomenda também que o executivo promova a aposta em centrais de pequena dimensão a nível local, com o intuito de utilizar os resíduos florestais recolhidos a curta distância para aquecimento, nomeadamente em piscinas municipais e edifícios públicos.

No quadro de investimento em energias renováveis para atingir as metas definidas nos compromissos internacionais de redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE), o Governo português anunciou nos últimos meses um novo ciclo de investimentos em novas centrais dedicadas de biomassa e a possibilidade de conversão das centrais a carvão ainda em funcionamento para biomassa, recorda esta associação ambientalista.

Diário de Notícias | Lusa

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…