Biomassa pode ajudar a Suíça a alcançar suas metas de energia renovável

Biomassa pode ajudar a Suíça a alcançar suas metas de energia renovável


04-04-18 Biomassa

A biomassa é atualmente a segunda mais importante fonte de energia renovável na Suíça.

Seja na forma de madeira, esterco ou resíduos alimentares, o grande potencial energético que a biomassa representa pode ser encontrado por toda Suíça.

Com base em estudo realizado abrangendo todas as formas de biomassa suíça: das florestas aos restos alimentares passando pelo esterco agropecuário, pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Florestas, Neve e Meio-Ambiente (WSL) afirmaram recentemente que a quantidade de energia sustentável obtida da biomassa na Suíça poderia ser duplicada.

A equipe do WSL estima que teoricamente o total da biomassa suíça poderia produzir 209 petajoules (PJ) de energia anualmente, o que equivale à energia de 4,8 milhões de toneladas de óleo cru, ou 19% do consumo total de energia na Suíça.

Os pesquisadores propõem que a biomassa seja usada como reserva ou tampão para “compensar as flutuações de outras fontes renováveis de energia”, o que “ajudaria a evitar a escassez de energia em períodos críticos”.

Para Mathias Erni, um dos coautores do estudo sobre a biomassa, os obstáculos restantes são a eficiência da tecnologia de conversão de biomassa em energia, e o aperfeiçoamento da rede de abastecimento.

Apesar dos desafios, ele e seus colegas estão otimistas que a meta de cobrir 100 PJ por ano com energia de biomassa possa ser atingida em 2050.

SWISSINFO.CH

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…