BIOMASSA VENDE APENAS 6% DO VOLUME DE CONTRATOS NO LEILÃO A4 DE 2018

BIOMASSA VENDE APENAS 6% DO VOLUME DE CONTRATOS NO LEILÃO A4 DE 2018


05-04-18 Biomassa

O leilão de compra de energia elétrica proveniente de novos empreendimentos de geração, denominado “A-4”, foi promovido ontem (04/04) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e teve a participação de empreendimentos hidrelétricos e de geração a partir das fontes biomassa, eólica e solar fotovoltaica.

O preço inicial para a biomassa era de R$ 329/MWh e, ao fim do certame, ficou em R$ 198,94/MWh, representando um deságio de 39,5%.

Desta forma a biomassa comercializou apenas dois empreendimentos, tendo cadastrado 28 projetos no leilão.  A energia fotovoltaica respondeu pela maior parte do volume contratado (74%).

Para Zilmar Souza, gerente em bioeletricidade da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), é preciso manter esforços para a bioeletricidade sucroenergética, promovendo uma diversificação maior de fontes nos leilões.

“O número de projetos contratados junto à biomassa ainda é muito tímido vis-à-vis o potencial desta fonte. Por isto, é importante uma sequência regular e crescente na contratação da biomassa nos leilões regulados. Isso estimulará a estruturação de um número maior de projetos de bioeletricidade a cada novo certame, além de promover a expansão da geração diversificada na matriz elétrica brasileira”, comenta Zilmar Souza.

UNICA

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…