Esta é a primeira vez que Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO, na sigla em inglês) será realizado na América Latina.
O Brasil concorreu com outras oito candidaturas para sediar o congresso, e a seleção se deu muito em razão do reconhecimento de membros da IUFRO de que o futuro da instituição está em promover maior disseminação do conhecimento e à integração e cooperação sul-sul e norte-sul, conforme avalia a pesquisadora da Embrapa Florestas, Yeda Malheiros, que é a vice-presidente do XXV IUFRO.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), se uniram para coordenar o evento.
No dia 6 de abril as instituições envolvidas apresentaram os objetivos e o processo de organização do evento com o propósito de criar uma rede de colaboradores e de patrocinadores para o evento.
XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal acontecerá no próximo ano, no período de 29 de setembro a 5 de outubro, na ExpoUnimed de Curitiba-PR.
O evento representa oportunidade para o Brasil conhecer o que o mundo tem feito em termos de desenvolvimento florestal sustentável, bem de maior interação entre especialistas da comunidade florestal brasileira e internacional.
FAO no Brasil