Mais de 220 expositores estão confirmados na Expoforest 2018.
A quarta edição da feira acontecerá em abril, em uma área de 200 hectares com árvores de eucalipto, na região de Ribeirão Preto (SP).
O mercado florestal brasileiro é um dos poucos que não servem como termômetro para a economia do país.
Na contramão da resseção econômica e escândalos políticos, o setor exportou no ano passado mais de US$ 7,7 bilhões, apenas com celulose, papel e painéis de madeira.
A marca significa um crescimento de 11% em relação a 2016.
Com condições edafoclimáticas excelentes o Brasil desponta no cenário internacional de produção florestal.
Isto porque duas espécies exóticas – pinus e eucalipto – se adaptaram muito bem no país.
A área territorial do Brasil é de 8.516.000 km² (ou 2,104 bilhões de acres).
De acordo com a Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), principal entidade representativa do setor no país, apenas 7,84 milhões de hectares (ou 19,373 milhões de acres) estão ocupados com florestas plantadas.
- Saiba Mais – sobre o setor de celulose e papel!
Isto corresponde a 0,92% de todo o território. As espécies de pinus e eucalipto representam a grande maioria das árvores plantadas, mais de 90%.
As coníferas (pinus) estão em 20% das áreas plantadas. As folhosas (eucalipto) em 71%.
O rápido crescimento das espécies de pinus e eucalipto em terras brasileiras é o principal fator que motiva o cultivo, pesquisa e investimentos nestas espécies.
Em 2016, o Brasil liderou o ranking global de produtividade florestal, com uma média de 35,7 m³/ha ao ano para os plantios de eucalipto; e 30,5 m³/ha ao ano nos plantios de pinus, de acordo com as informações reportadas pelas principais empresas do setor.
Em média, o ciclo produtivo do eucalipto é de 7 anos e do pinus, 15.
- Relembre a última notícia – Expoforest 2018, tem 20% de espaços disponíveis para comercialização!
Expoforest
Para apresentar este promissor mercado a investidores do mundo todo, mostrar o que a silvicultura brasileira tem de melhor e atrair as novidades dos principais países produtores de madeira, foi criada a Expoforest – Feira Florestal Brasileira.
A quarta edição da maior feira florestal dinâmica do mundo em 2018, acontecerá entre os dias 11 e 13 de abril, em Santa Rita do Passa Quatro, na região de Ribeirão Preto (Estado de São Paulo).
O evento será realizado em uma área da International Paper, de 200 hectares com plantações de eucalipto clonal.
Realizada a cada quatro anos, a Expoforest está no calendário global dos principais eventos setoriais do mundo.
“Acreditamos que a realização da Expoforest 2018 será novamente uma oportunidade para reunir toda a cadeia produtiva da madeira e mostrar a força do setor florestal para o Brasil e o mundo”.
Comentou Jorge R. Malinovski, diretor geral da empresa organizadora, que leva seu nome.
No momento 226 empresas já estão confirmadas na feira e apresentarão lançamentos, tecnologias e tendências para toda a cadeia produtiva da madeira.
De acordo com a Malinovski, mais de 30 mil visitantes do Brasil e países com histórico florestal são esperados nos três dias do evento.
A Expoforest faz parte do FDF (Forestry Demo Fairs), um conselho que atesta qualidade e segurança das maiores feiras florestais dinâmicas do mundo.
Fazem parte deste seleto grupo as feiras da: Asturforesta (Espanha), EKO-LAS (Polônia), Elmia Wood (Suécia), Euroforest (França), FinnMETKO (Finlândia) e KWF-Tagung (Alemanha).
As inscrições para a Expoforest já estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.expoforest.com.br.
Expoforest