Brasil vem pesquisando novas fontes de biomassa como fontes de energia

Brasil vem pesquisando novas fontes de biomassa como fontes de energia


04-04-18 Energia Renovável

As mudanças climáticas, com estiagens longas e preocupantes, e o compromisso global de redução das emissões de gases de efeito estufa começam a provocar alterações, que tendem a ser significativas, na matriz energética brasileira. O Brasil hoje tem um mix muito maior de fontes renováveis de energia.

A produção hidráulica ainda é preponderante mas a vem biomassa aumentando sua participação no parque brasileiro, com o uso de matérias-primas exóticas.

Atualmente, resíduos agroindustriais e florestais, como cavaco de madeira ou caroço de açaí, e até mesmo dejetos de animais e lixo podem se tornar fonte de energia.

Em nota Luciano Basto, consultor técnico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) relata que perante o mundo, o Brasil já é diferenciado, com geração limpa, mas podemos nos tornar superlimpos, podemos ser o exemplo mundial de matriz neutra em emissões.

O especialista ressalta que a melhor forma de não emitir gases é reduzir o consumo, pelo lado da eficiência, e não desperdiçar energia.

No caso da energia a partir de biomassa, o Brasil é um dos maiores do mundo por ser grande produtor de alimentos, e ela pode ser utilizada por longo espaço de tempo, porque pode ser armazenada.

Existem opções para geração pouco utilizadas, afirma Basto, porque são exóticas. Como o Brasil ainda é muito rico em fontes baratas, a inovação não caminha com a velocidade que deveria, enfatiza o especialista.

EM.com.br - Economia

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…