Canadá poderá ser líder global no setor de biomassa florestal para energia

Canadá poderá ser líder global no setor de biomassa florestal para energia


18-04-18 Biomassa

Um atlas lançado recentemente pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (IISD) do Canadá mostra que a região da província de Manitoba é rica em biomassa, a qual é produzida da agricultura, dos resíduos florestais, das terras marginais e também valas de beira de estrada.

Chamado de Manitoba Bioeconomy Atlas, o documento foi criado para ajudar a população da província a entender e se beneficiar de uma ferramenta de planejamento baseada na Web, a qual é de fácil acesso e que ajuda a entender e mapear a ampla oferta de biomassa da região.

Um dos especialistas que liderou o projeto, Geoffrey Gunn, ressalta que o Atlas ajudará no destino correto da biomassa, pois atualmente a mesma ainda é bastante desperdiçada.

Para Gunn a biomassa florestal é uma fonte viável e abundante de energia renovável na província, pois oferece toda uma série de benefícios ambientais e econômicos. O uso de biomassa para energia no lugar de combustíveis fósseis reduz imediatamente as emissões de gases de efeito estufa segundo ele.

O especialista ainda destaca que os avanços nos biocombustíveis, bioquímica e ciência dos materiais mostram que podemos usar resíduos da agricultura ou da silvicultura para abastecer novas indústrias.

Gunn explica que fez apresentações para os principais interessados e tomadores de decisão com o Bioeconomy Atlas para informar as pessoas sobre os grandes recursos de biomassa de Manitoba, particularmente resíduos de colheitas, plantas de pântanos e casca da indústria madeireira provincial.

Universo Lambda

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…