China é líder mundial na produção de energia eólica

China é líder mundial na produção de energia eólica


12-02-16 Internacional

A China tornou-se líder mundial na produção de energia eólica depois de construir quase metade de todas as novas turbinas instaladas em todo o mundo em 2015.

De acordo com estatísticas divulgadas pelo Conselho mundial de Energia Eólica (sigla em inglês “GWEC”), a China instalou 30.500 megawatts (MW) de energia eólica no ano passado, do total mundial que foi de 63.000 MW. Assim, a China possui agora 145.100 MW de energia eólica, e o mundo tem 432.400 MW.

No geral, hoje em dia existe energia eólica suficiente para alimentar cerca de 100 milhões de casas em todo o mundo.

A China é, de longe, a maior produtora de energia eólica, e agora tem mais capacidade instalada do que a União Europeia, a líder tradicional no setor.

O rápido aumento da China é, em parte, devido ao seu esforço para reduzir a poluição atmosférica e combater a mudança climática, disse o GWEC.

O analista Scott Nyquist, que atua na consultoria empresarial americana McKinsey & Company, disse em um relatório no ano passado que a energia eólica, na maioria dos mercados, é a mais barata fonte de energia renovável, exceto quando comparada apenas com energia hidrelétrica. Desde 2009, o seu custo caiu 58 % por causa da utilização de materiais mais baratos e também pela maior eficiência, complementou ele. Por causa disso, a energia eólica é competitiva com outras formas de produção de energia, sem a necessidade de subsídios em vários mercados.

Os números do GWEC mostram que o Canadá também acrescentou substancialmente a sua capacidade eólica em 2015, alcançando a sétima posição do mundo, com 11.200 MW. Cerca de 1.500 MW foi adicionado à rede canadense em 2015.

Os Estados Unidos possuem 75.000 MW de capacidade, depois de um acréscimo de quase 8.600 MW só em 2015.

De acordo com a Associação Canadense de Energia Eólica, 36 projetos de energia eólica foram concluídos no Canadá em 2015, nas províncias de Alberta, Saskatchewan, Ontário, Quebec e Nova Scotia. Ontário tem a maior capacidade instalada, por volta de 4.360 MW, e Quebec está em segundo lugar com 3.260 MW.

Adaptação Biomassa World.

The Globe and Mail

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…