Dirigidos para os profissionais da construção civil, o Ebramem e o SWST além de discutir técnicas e formas de uso, têm como objetivo disseminar a aplicação estrutural da madeira, dada sua versatilidade e importância no contexto da construção civil brasileira e internacional. O Ebramem acontece entre os dias 09 e 11 de março, com realização da APRE e apoio da UTFRP (Universidade Tecnológica do Paraná), UFPR (Universidade Federal do Paraná), UEL (Universidade de Londrina) e da Prefeitura de Curitiba.
Já o SWST é um evento internacional que está na quinquagésima nona edição e acontece na segunda vez na América do Sul. O tema de 2016 é Recursos e Produtos Florestais: um movimento para um futuro sustentável. O evento, que também é organizado pela APRE, acontece entre os dias 06 e 10 de março, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal de Curitiba, mesmo lugar do Ebramem.
Finalizando os eventos técnicos da SIM, entre 10 e 11 de março, na FIEP – Campus da Indústria, é realizado o Encontro Brasileiro de Energia da Madeira. O evento, que tem a copromoção do Instituto de Florestas do Paraná e patrocínio de Itaipu, visa discutir e sugerir alternativas de incentivo ao uso de biomassa para geração de energia na indústria madeireira, bem como, mostrar os avanços tecnológicos e científicos neste segmento.
Números e informações de interesse.
Do setor:
Em 2105, no Paraná, apenas três segmentos tiveram resultados positivos. Entre eles o madeireiro, que apresentou crescimento de 5,18% em comparação a 2014. (FIEP).
No ano passado, o porto de Paranaguá bateu recorde em exportação de produtos de madeira, totalizando 682 mil toneladas, um crescimento de 13,4%. (FIEP).
No mesmo período, em todo o Brasil, foram embarcados pouco mais 1,4 milhão de m³ de compensado de pinus, um aumento de 13,9% em relação ao ano anterior. (ABIMCI).
De janeiro a dezembro de 2015, as exportações de painéis de madeira alcançaram 641 mil m³, alta de 52,3% em relação ao mesmo período de 2014. (ABIMCI).
Dos eventos técnicos:
Participantes: 750 pessoas.
Palestrantes: 55.
Das feiras:
Estimativa de público: 3,5 mil visitantes.
Empresas expositoras: 71.
Setor industrial madeireiro estava há 10 anos sem uma feira com foco específico.
Serviço:
Lignum Brasil 2016.
Data: 09 a 11 de março de 2016.
Local: Expo Renault Barigui, em Curitiba (PR).
Sobre a Malinovski Eventos:
A Lignum Brasil é organizada pela Malinovski Eventos, uma empresa com mais de 35 anos de tradição na organização de feiras e eventos para a área florestal. Atualmente, a empresa é responsável pela organização e promoção da Expoforest – Feira Florestal Brasileira, considerada a maior feira florestal das Américas. Além disto, organiza o tradicional Seminário de Atualização em Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal, e o Encontro Brasileiro de Silvicultura. De forma inovadora, organiza agora a Lignum Brasil, que tem como objetivo ser a principal feira do país para o segmento. Para mais informações sobre a Malinovski Eventos acesse: www.malinovski.com.br
Segs