Definidas regras para leilão de energia gerado por fontes renováveis

Definidas regras para leilão de energia gerado por fontes renováveis


21-05-18 Energia Renovável

O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no Diário Oficial da União na ultima terça-feira, uma portaria que estabelece regras atualizadas para realização de leilões com energia produzida a partir de fontes renováveis.

O leilão será realizado em duas fases. A primeira será exclusiva para UHE cuja potência seja superior a 50 MW. A segunda instância do leilão é composta por três etapas. Na primeira, os vendedores poderão ofertar um único lance de quantidade e preço associado a cada empreendimento, para cada um dos três produtos.

A próxima etapa terá submissão de lances contínuos, cujo critério de seleção é por menor preço, com três produtos distintos: hidrelétrica, eólica e termelétrica. A última etapa dessa instância, a de ratificação, irá possibilitar ao vendedor confirmar a contratação parcial do empreendimento marginal, por produto.

Serão negociados contratos de comercialização de energia no ambiente regulado, com início de suprimento em 1 de janeiro de 2024.

De acordo com o MME, até o presente momento foram cadastrados para o certame 1.080 projetos, somando 57.959 MW de capacidade instalada. A maior parte da oferta cadastrada, em termos de potência é, respectivamente, de empreendimentos termelétricos a gás natural, eólicos, hidrelétricos, termelétricos alimentados por biomassa, e termelétricos a carvão.

A sistemática se refere à competição dos empreendimentos termelétricos de diversas fontes – biomassa, carvão e gás natural – ocorrer em um único produto. Pelas regras o suprimento de energia gerada por termelétricas a partir de biomassa é de 25 anos.

Correio do Estado

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…