EDP usa energia solar e biomassa de algodão para abastecer aldeia em Moçambique

EDP usa energia solar e biomassa de algodão para abastecer aldeia em Moçambique


23-12-15 Energia Renovável

Projeto desenvolvido pela EDP vai construir uma mini-rede autónoma de eletricidade gerada a partir de painéis solares e biomassa de algodão para abastecer aldeia em Moçambique.

A EDP vai construir uma rede elétrica autónoma para abastecer uma aldeia do Norte de Moçambique, a partir de energia solar (fotovoltaica) e de gás de biomassa produzida através de resíduos de algodão.

O projeto, que irá beneficiar 5000 habitantes da aldeia de Titimane, inclui ainda o armazenamento de energia em baterias e um sistema de backup a gasóleo. A rede será autosuficiente, ou seja independente da rede nacional, e terá uma oferta comercial assente no modelo de pré-pagamento.

Este investimento recebeu um financiamento de 1,7 milhões de euros e está em fase de licenciamento, revela a elétrica em comunicado.

Esta rede está a ser desenvolvida pela EDP, em parceria com a UNEP, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que apoia a promoção de miniredes de energias limpas e sustentáveis que possam assegurar o fornecimento de eletricidade a comunidades mais remotas. Participam ainda neste projeto outros parceiros, designadamente empresas moçambicanas e entidades públicas do país.

Observador

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…