Energia renovável cresce no Brasil

Energia renovável cresce no Brasil


09-05-18 Energia Renovável

A demanda por eletricidade no Brasil aumentará em torno de 20% nas próximas três décadas.

No momento, procuramos, avidamente, substitutos e de menor custo para os derivados do petróleo e termoelétricas movidas a gás natural ou diesel, usando novos energéticos. Na atual Matriz Energética Brasileira, temos como fonte de energias limpas e renováveis: hidráulica (63,7%), biomassa (27,8%), eólica (7,8%) e solar (0,7%).

O Brasil é um dos países que mais usa a biomassa como forma de energia renovável e limpa. O derivado da cana ganhará maior impulso no Programa RenovaBio, que priorizará a maior produção e uso de combustíveis renováveis. Inclusive o melhor caminho para a eletrificação dos veículos são os biocombustíveis, com ênfase para o etanol.

Contudo, isso não ocorre tão somente em virtude da fabricação do etanol e do aproveitamento compulsório do bagaço de cana nas caldeiras das usinas, mas também da queima dos resíduos das serrarias, aglomerados e celulose, que utilizam a madeira como matéria prima.

Segundo um recente estudo do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRASP), o Brasil é, nos dias atuais, detentor de uma das matrizes energéticas mais limpas e renováveis do globo. No ano de 2017,  nossa participação equivalia a 82%, superior à média global de 21%.

DCI - Diário Comércio Indústria & Serviços

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…