Florianópolis ganha ponto de ônibus com energia solar e teto verde

Florianópolis ganha ponto de ônibus com energia solar e teto verde


24-12-15 Energia Renovável

Não dá para ficar no ponto aguardando o ônibus em estar ligado no smartphone, não é mesmo? E se a bateria acabar?. Bom, para dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo, Florianópolis (SC) iniciou um projeto inovador. Trata-se de um ponto de ônibus que gera energia solar para carregar os celulares dos usuários  enquanto eles esperam a hora de embarcar. O ponto de ônibus também armazena água da chuva para irrigar seu telhado verde.

A estrutura foi planejada pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) e foi inaugurada neste dia 8 de dezembro. O ponto tem 9,8 m² e quatro nichos para carregamento de celulares. Apesar das comodidades adicionadas ao ponto de ônibus, seu papel principal não foi esquecido: também haverá um painel para informar sobre as linhas que param ali e um espaço para deficientes físicos se abrigarem.

Foram utilizadas chapas de maneira plástica feitas de material reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça no forro da cobertura e os bancos. O teto verde é mantido com água recolhida pelo sistema próprio de captação de água da chuva ajudar a amenizar o calor. A energia gerada pelas placas fotovoltaicas, além de alimentarem os nichos carregando celulares, também será usada para iluminar o ambiente. O sistema possui autonomia de três dias e poderá reservar até 180 litros de água para a irrigação do teto verde.

A ideia de fazer a parada ecossustentável foi baseada em outros projetos observados pelo Núcleo de Paisagismo na Alemanha e em Nova York.

Apesar da aprovação, a Secretaria de Mobilidade informou que não há como implantar o modelo nas demais localidades da cidade com verba pública, pelo alto custo.  Segundo a Prefeitura de Florianópolis, uma parada de ônibus convencional tem o custo de R$ 10 a 12 mil para o município. A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), responsável por desenvolver o projeto com verba de outras 18 empresas, não divulgou o valor total do investimento, mas informou ser superior ao custo dos convencionais.

Catraca Livre

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…