Para muitas pessoas, cozinhar é um hobby. Para muitas, pode ser uma atividade perigosa. Em muitos países da África e Oriente Médio, as pessoas não têm fogões, ou micro-ondas, nem panelas elétricas (não tem sequer energia elétrica, muitas vezes). Elas cozinham utilizando fogões à lenha, improvisados, com pequenas trempes.
Este tipo de fogão pode causar diversos acidentes domésticos, como queimaduras, e a intoxicação com a fumaça. De acordo com a Global Alliance For Clean Cookstoves, uma pessoa morre a cada oito segundos de doenças relacionadas à fumaça, como câncer de pulmão, doença pulmonar crônica e catarata. A exposição à fumaça excessiva é o principal fator de risco para essas doenças entre as mulheres não fumantes nos países em desenvolvimento.
Não é apenas o impacto na saúde humana de cozinhar em uma chama aberta que é tão devastador. A dependência excessiva de lenha e gravetos para poder cozinhar leva à degradação ambiental maciça, pois é preciso cortar as árvores para fazer lenha e carvão.
A African Clean Energy criou uma solução acessível para estas pessoas de países em desenvolvimento e que pode aliviar significativamente os muitos problemas resultantes do cozimento em fogo aberto. Os fogões sustentáveis ACE 1 utilizam a gaseificação de biomassa para produzir as chamas. É tão eficiente que requer cerca de 70% menos combustível para rodar em comparação com métodos tradicionais.
O processo de gaseificação que sustenta a tecnologia do ACE 1 garante uma combustão quase completa da biomassa, eliminando o carbono negro, que é o que impacta significativamente para a mudança climática. O fogão tem uma câmara de combustão feita de telhas cerâmicas, o que faz com que o calor fique retido por mais tempo. Além disso, ele acende rapidamente, e está pronto para cozinhar quase que imediatamente. Mais do que cozinhar, o ACE 1 também pode levar energia para as casas, por meio de um painel solar e luz LED.
O ACE 1 está disponível para venda, e custa 195 euros, mas boa parte da produção é doada para famílias carentes na África por empresários e organizações. Na página da African Clean Energy há um link para realizar as doações de fogões.
LIghted lamp