Fomento em alta. O fomento florestal é uma opção interessante

Fomento em alta. O fomento florestal é uma opção interessante


08-09-15 Florestal

O fomento florestal é uma opção interessante tanto para as empresas quanto para os produtores rurais que aumentam suas opções de renda. Mas para garantir o abastecimento, a segurança e a qualidade da madeira produzida, as empresas contratantes estão optando por realizar a colheita o transporte da madeira nas áreas fomentadas.

O desenvolvimento do setor florestal e a crescente demanda por matéria-prima faz com que as empresas precisem buscar alternativas para suas necessidades. Uma delas é o fomento, atividade que envolve a contratação de produtores rurais próximos à fabrica para o fornecimento de madeira. As vantagens dessa solução são inúmeras, tanto para os empresários quanto para os produtores. Além da empresa garantir seu abastecimento de madeira, as comunidades do seu entorno se desenvolvem e têm uma nova opção de renda. Mas como funciona essa relação nas operações mais complexas da atividade florestal?

A colheita e o transporte de madeira são operações que exigem atenção e cuidados durante a execução para que haja segurança e garantia de qualidade da madeira. Então surge a dúvida de como essas operações são realizadas em áreas fomentadas. A resposta é bastante simples: com o suporte das empresas contratantes.

A Klabin, por exemplo, realiza toda a colheita nas áreas fomentadas. Já a Fibria e a International Paper trabalham com dois modelos de gestão, nos quais as empresa fazem a colheita e o transporte de algumas áreas e em outras o fomentado tem a responsabilidade de entregar a madeira cortada na fábrica.

Escolha dos fomentos.

Além dos pré-requisitos legais, Altair Negrello Júnior, gerente de produção de madeira da Klabin, explica que existem alguns critérios para a empresa assinar um contrato de fomento, entre eles, está a distância entre a área plantada e a fábrica. "Geralmente, essa distância é de até 150 km, no entanto, este aspecto não é um limitante. Se encontramos uma área que esteja fora do nosso perímetro, passamos as informações para um comitê que analisa o potencial produtivo"…

Forest.

B

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…