Graças à biomassa Centro-Oeste lidera a geração de energia limpa

Graças à biomassa Centro-Oeste lidera a geração de energia limpa


23-03-18 Biomassa

A biomassa sucroalcooleira  é responsável por 33% da energia do Centro-Oeste. A região se destaca por ter 58% da matriz energética  proveniente de fontes renováveis.

Os investimentos em pesquisa e inovação no setor de biomassa continuam crescendo na região. Uma das principais iniciativas tecnológicas para aprimorar o aproveitamento da biomassa foi a inauguração do Instituto Senai de Inovação em Biomassa (ISI Biomassa)  em Três Lagoas (MS).

Carolina Andrade, diretora do ISI Biomassa, dá o seguinte exemplo da importância das pesquisas que estão sendo realizadas: “Você planta um eucalipto e vai esperar sete anos para ver se aquela variedade é boa? Vai esperar quantos meses para ver se a cana é produtiva? Usando técnicas e estratégias de biologia molecular, podemos identificar em laboratório, no genoma da planta, quais são as melhores variedades a serem exploradas. Então, se surge a pergunta ‘é possível eu avaliar a qualidade da cana ou do eucalipto antes de plantá-los?’, nós podemos responder: ‘Sim, é possível’.”

Folha de São Paulo

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…