Índice Global de Finanças Verdes foi lançado

Índice Global de Finanças Verdes foi lançado


15-03-18 Atualidades

O novo Índice Global de Finanças Verdes (GGFI — Global Green Finance Index) foi lançado hoje pela Z/Yen e pela Finance Watch em um evento em Bruxelas.

O GGFI é uma iniciativa sem fins lucrativos, que classifica os centros financeiros do mundo de acordo com as percepções da qualidade e profundidade de suas ofertas de finanças verdes (green finance).

O índice será atualizado semestralmente, com base em uma pesquisa realizada continuamente em http://survey.greenfinanceindex.net/.

Nessa edição inaugural (GGFI 1), os centros financeiros na Europa Ocidental superaram em desempenho os de outras regiões.

Segundo o relatório os principais centros financeiros verdes em cada região são Londres, São Francisco, Xangai e Shenzhen, Joanesburgo e Cidade do Cabo, Cidade do México e Moscou.

Paris, Frankfurt e Nova York lideram os centros mais citados como os que, provavelmente, se tornarão mais significativos nos próximos dois ou três anos.

Os rankings estão sujeitos a mudar em futuras edições, porque eles se baseiam em pontuações firmemente agregadas, em um intervalo de 322 a 437 pontos em 1.000.

O nível de pontuações sugere que as finanças verdes podem crescer substancialmente em tamanho e qualidade.

Dr. Simon Zadek, codiretor da Inquirição Ambiental da ONU para o Projeto de um Sistema Financeiro Sustentável, professor visitante e membro sênior de DSM para Parcerias e Sustentabilidade da Universidade de Administração de Cingapura, disse:

“As classificações e índices são instrumentos importantes para viabilizar uma comunicação efetiva de progresso relativo e absoluto, bem como para encorajar uma corrida para o topo e um debate saudável do que constitui sucesso e como ele pode ser mais bem medido. Nesse espírito, a Finance Watch e a Z/Yen nos têm levado a todos para um patamar mais alto, ao nos fornecer o primeiro índice aplicável globalmente dos desenvolvimentos para tornar verdes os centros financeiros do mundo”.

Exame

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…