Laboratório de Biotecnologia do CTC é inaugurado em Piracicaba

Laboratório de Biotecnologia do CTC é inaugurado em Piracicaba


14-10-15 Eventos

A Presidente Dilma Rousseff e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin participaram na tarde desta quarta-feira (14) da inauguração do Laboratório de Biotecnologia do Centro de Tecnologia Canaviera, o CTC, em Piracicaba/SP. Diversas autoridades e representantes do setor, entre eles, o Presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe estiveram presentes na cerimônia.

O Laboratório de Biotecnologia tem 1,4 mil metros quadrados e custou R$ 40 milhões. Parte dos recursos foram financiados Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A construção também contou com verbas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Plano de Apoio Conjunto à Inovação Tecnológica Agrícola no Setor Sucroenergético (PAISS).

Entre as inovações que deverão ser realizadas no Laboratório de Biotecnologia, estão os tipos de cana geneticamente melhorados, sementes artificiais e marcadores moleculares. De acordo com o Centro, o emprego da biotecnologia evita possíveis perdas estimadas em R$ 4 bilhões por ano, além de gerar positivo impacto ambiental, pela diminuição do uso de agroquímicos e energia.

Em seu discurso, Dilma disse que acredita que esse laboratório faz parte do processo de construção do futuro do país e que essa tecnologia deve aumentar a produtividade do setor bioenergético. Afirmou ainda que "o Brasil tem a meta de reduzir em 43% as emissões de gases de efeito estufa. Nós temos uma vantagem: nenhum carro aqui se move sem etanol, o que torna essa meta factível".

Antes de finalizar o discurso, a Presidente agradeceu aos pesquisadores que vão transformar estudos em tecnologia e reforçou o compromisso do governo de elevar de 30 para 50 milhões de toneladas a contribuição do etanol na matriz de combustíveis.

Fonte: Agência UDOP de Notícias


CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…