Madeira 2016 premia lideranças do setor florestal

Madeira 2016 premia lideranças do setor florestal


17-06-16 Eventos

Já se tornou uma tradição. A cada dois anos, em alguma capital do país, o Congresso da Madeira – desta vez Madeira 2016 – reconhece o trabalho e a dedicação de profissionais do setor florestal com o Troféu Madeira.

Palmas, capital do Tocantins, sedia hoje (16) e amanhã (17), a oitava edição do Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia, evento realizado pelo Instituto Besc Humanidades e Economia.

A premiação abriu oficialmente o Madeira 2016, que contou com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Clemente Barros, representando o governador Marcelo Miranda.

Robson Trevisan, diretor do Painel Florestal, recebeu o Troféu Madeira das mãos do secretário Clemente Barros. Foto: Manoel JuniorRobson Trevisan, diretor do Painel Florestal, recebeu o Troféu Madeira das mãos do secretário Clemente Barros. Foto: Manoel Junior

William Domingues de Souza, diretor da Revista Opiniões, foi eleito o Comunicador Social do ano. Robson Trevisan, diretor executivo do Painel Florestal e do Grupo Mídia Forte, recebeu o troféu na categoria Empresário.

Fausto Takizawa, secretário geral da Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) foi condecorado como Executivo Destaque. Newton Cardoso Junior, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Silvicultura, foi representado pelo advogado Aldo De Cresci, na categoria Gestor Público.

O advogado Aldo de Cresci representou o deputado federal Newton Cardoso Junior. Foto: Manoel Junior.O advogado Aldo de Cresci representou o deputado federal Newton Cardoso Junior. Foto: Manoel Junior.

A recém-criada Ibá – associação que representa toda a cadeia produtiva de base florestal em nível nacional – foi agraciada na categoria Organização Social. O pesquisador José Luiz Stape, gerente de inovação da Suzano Papel e Celulose, foi escolhido como o pesquisador do ano.

Debate estratégico.

Jussara Ribeiro, presidente do Instituto Besc Humanidades e Economia, agradeceu ao apoio que o governo do Estado ofereceu para a realização do evento em Palmas. “Tivemos todo o suporte através da secretaria de desenvolvimento da agricultura e pecuária”, ressaltou.

À frente do Madeira há oito anos, Jussara comentou sobre a importância de se estabelecer diálogos estratégicos. “Temos, a cada evento, conseguido reunir lideranças do setor em favor de um debate altamente qualificado”, discursou.

Representando os patrocinadores, João Pontes, diretor de Planejamento Estratégico da John Deere, citou que o papel das empresas é fundamental em momentos de crise. “Nós acreditamos no Brasil, não paramos nossos investimentos”, comentou, citando, como exemplo, a recém-produção da primeira escavadeira florestal produzida na fábrica da empresa em Indaiatuba.

“A floresta plantada está em nosso DNA. Prova disso é a nossa dedicação em desenvolver soluções para todas as etapas, do plantio à colheita, da irrigação à silvicultura de precisão”, comentou.

Secretário de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros. Foto: Manoel Junior.Secretário de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros. Foto: Manoel Junior.

Finalizando a solenidade de abertura, que também teve as participações de Walter Rezende, presidente da Câmara Setorial de Florestas Plantadas e da Comissão de Agrossilvicultura da CNA; e de César Reis, diretor executivo da Associação Mineira de Silvicultura, o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Clemente Barros, lembrou que seu estado liderou o crescimento em área plantada de eucalipto nos últimos anos. “Saímos de 13 mil hectares para mais de 160 mil em menos de 10 anos”, comentou.

Hoje, o desafio do Tocantins, como de outros estados, é incrementar o consumo. Com áreas com potencial para florestas sendo comercializadas a partir de mil reais por hectare e boa infraestrutura logística, o estado já possui 300 mil hectares licenciados para eucalipto.

Painel Florestal

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…