Maior fábrica de transformação de resíduos em energia do mundo é projetada na China

Maior fábrica de transformação de resíduos em energia do mundo é projetada na China


19-02-16 Internacional

As empresas dinamarquesas Schmidt Martelo Lassen Architects e Gottlieb Paludan Architects ganharam um concurso para projetar a maior planta de energia abastecida de resíduos na China.

Proposto para a região montanhosa nos arredores de Shenzhen (cidade no sul da China), a fábrica de transformação de resíduos em energia deverá incinerar 5.000 toneladas de lixo por dia – cerca de um terço dos resíduos gerados por 20 milhões de habitantes da cidade a cada ano.

De acordo com as empresas, a instalação irá utilizar a mais avançada tecnologia na incineração de resíduos e geração de energia.

O enorme edifício circular contará com um telhado de 66.000 metros quadrados, dos quais dois terços serão cobertos com painéis fotovoltaicos, permitindo gerar sua própria fonte sustentável de energia.

Também vai contar com uma série de instalações como passarelas elevadas para os visitantes acompanhar todo o funcionamento interno da planta.

"O projeto, em primeiro lugar, propõe um empreendimento limpo, simples e moderno para lidar com o crescimento dos resíduos da cidade", explicou o arquiteto Chris Hardie, diretor do escritório de Xangai da Schmidt Hammer Lassen Architects.

"Também tem o objetivo de educar e chamar atenção dos visitantes ao crescimento do lixo urbano, levando-os em uma excursão no  interior da usina que terminará com uma vista panorâmica de 1,5 Km das montanhas circundantes ", complementou ele.

A estrutura circular irá abranger toda a planta, incluindo edifícios auxiliares – o objetivo é manter a planta mais compacta possível.

A entrada será uma rampa que começa a partir de um parque paisagístico e acaba entre um par de chaminés.

A usina de Shenzhen está programada para funcionar em 2020. As empresas dinamarquesas estão à frente de outras cinco equipes, entre elas a Arup e AECOM.

Atualmente, a Schmidt Martelo Lassen Architects está trabalhando em uma série de projetos na China, incluindo uma nova e importante área cultural de Xangai e a remodelação do Shanghai Expo 2010.

Gottlieb Paludan Architects é especialista em arquitetura industrial. Os projetos incluem plantas de refrigeração, além de uma usina movida a biomassa em Copenhague.

Adaptação Biomassa World.

Dezeen Magazine

CONFIRA TAMBÉM...


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ver Mais

Vídeos

Ver Mais
  • Abertura Expoforest 2018
    Abertura Expoforest 2018
  • Forest Class Cursos Online
    Forest Class Cursos Online
  • A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
    A Tractebel Energia é a maior geradora privada de energia…
  • Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…
    Produzir e comercializar produtos com alta tecnologia…